Ola amiguinhos! Procurando conteúdo bacana sobre sustentabilidade, encontrei este site que se chama engenheironaweb.com , na verdade o site é sobre engenharia e tecnologia, mas achei o conteúdo sobre essa matéria incrível!!!

Espero que gostem também!!!

“Já dissemos aqui algumas vezes que consideramos a construção civil muito atrasada com relação ao desenvolvimento sustentável e utilização da tecnologia em larga escala. Porém, acreditamos que isso vem mudando nos últimos anos.

Engenheiros e arquitetos estão cada vez mais procurando técnicas construtivas novas. Mas não basta só produzir novas técnicas construtivas: também é preciso haver equilíbrio entre a construção civil e o meio ambiente. Por isso, as empresas e pesquisadores estão investindo cada vez mais na criação de materiais sustentáveis e inteligentes.

Fizemos uma lista com 14 materiais sustentáveis para a construção civil que já estão ajudando a transformar o setor em um espaço tecnológico e ecologicamente amigável. Confira:

 1 – Bioconcreto – O concreto capaz de se regenerar e tratar suas próprias rachaduras. O concreto é feito adicionando bactérias que estão adormecidas à mistura. Vale a pena conhecer mais aqui.

bioconcreto1_sossolteiros-755x419.jpg

2 – Telhado Verde – Telhados que trazem conforto térmico e acústico, criam novos espaços e ainda por cima são sustentáveis. Para conhecer melhor, clique aqui ou aqui.

131.jpg

3 – Vidros Inteligentes – Você conhece o vidro que hora está translúcido e em outro momento está completamente fosco? Eles são muito úteis para a economia de energia elétrica, principalmente utilizando a luz solar para iluminar o ambiente e, quando se quiser uma privacidade maior, é só alterar a configuração do mesmo. Saiba mais aqui.

4 – Bambu – Sabia que o bambu tem resistência maior que a do aço utilizado na construção civil? Sabia que já existem estudos para substituir o mesmo aço no concreto armado? Clique aqui.

07_Exhibition-Piece_credit-FCL-Singapore.jpg

5 – Reutilização de plástico para alvenaria – Engenheiros e arquitetos em várias partes do mundo estão utilizando blocos de alvenaria que utilizaram plástico reciclável em sua composição. Acesse aqui ou aqui para conhecer mais.

6 – Containers – Containers são matéria prima para inúmeras novas utilizações (inclusive piscinas sustentáveis) na construção civil. Veja essas duas matérias sobre esse assunto aqui e aqui.

container-montagem-e1430435711808.jpg

7 – Lâmpadas Led – As lâmpadas Led são excelentes! Compare os vários tipos de lâmpadas aqui.

8 – Cana de Açúcar – Existem estudos para utilização de cana de açúcar em areia na construção civil. Nós falamos sobre isso aqui.

9 – Grafeno – Você já ouviu falar desse incrível material? Temos várias matérias sobre ele que, para mim, é o futuro. Para se ter uma idéia é um material 10 vezes mais forte que o aço utilizado na construção civil. Conheça mais sobre esse material que é a nossa maior aposta para o futuro aquiaqui e aqui.

10 – Destroços de Guerra – Essa não é uma materia prima típica do Brasil mas é uma das matérias que nós Engenheiros na Web mais adoramos. Clique aqui ou aqui e conheça essas engenheiras que constroem tijolos com destroços de guerra de Gaza.

dqqkwphe4it5vv5difax.png

11 – Energia Solar – A utilização de energia solar é algo que está em evidência e cada vez mais sendo mais incentivado pelas prefeituras do Brasil inteiro. Veja mais notícias sobre esse tipo de energia aqui aqui.

12 – Turbina que Gera Energia – Essas turbinas geram energia com a passagem de água / ar por dentro delas. É algo muito útil e que pode ajudar na geração de energia sustentável. Clique aqui ou aqui para saber mais.

13 – Casas que Geram sua própria energia – Essas casas geram sua própria energia de formas diferentes. Clique aqui e aqui para conhecer mais.

3009326-2.jpg

14 – Piso que gera energia – Já imaginou produzir energia ao aproveitar o movimento de pedestres e veículos, para iluminar ruas, calçadas e prédios comerciais? Isso já é algo em estudo no mundo inteiro mas, o professor, Xudong Wang e seus colegas da Universidade Wisconsin-Madison, nos EUA, tiveram a ideia de tornar um sistema de coleta de energia mais ambientalmente palpável, dispensando os materiais piezoelétricos tradicionais, o que permitirá a adoção dessas tecnologias dentro de casa. Eles utilizam polpa de madeira para gerar energia! Clique aqui e saiba mais.”

Gostaram desse artigo? Não é tão fofulêncio como os de animais, mas vivermos de maneira o mais sustentável possível, tentando aos poucos no nosso dia a dia aplicar atitudes que não agridam e que revertam irregularidades do nosso meio é imprescindível; É uma necessidade de hoje e não das gerações futuras, é para que essas gerações futuras tenham um meio ambiente para viver!!!

Espero que tenham gostado, curtam, compartilhem, se conhecerem algum engenheiro ou arquiteto mostrem pra eles, falem da pagina deste cara que não sei o nome, rs, mas o endereço é engenheironaweb.com , rs. Não precisa ser só para os amigos engenheiros ou arquitetos! Vamos divulgar as novidades para todos!

Tem dúvidas, críticas, sugestões? Conte comigo!